MITI

Apresentação




Todo dia é Dia das Crianças e Dia das Crianças é todo dia!

Você é nosso convidado especial para embarcar nesse incrível projeto, que em 2014 consolida 6 anos encantadores de fazer teatral.

A Mostra Internacional de Teatro Infantil ocorre do dia 22 à 30 de Março e conta novamente com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso, que nesta edição abriga os dois primeiros dias do festival em seu estacionamento. Os outros dias da Mostra se realizam no Cine Teatro Cuiabá e em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, Sorriso e Câmara dos Vereadores de Lucas do Rio Verde.

Serão 9 dias de APRESENTAÇÕES, vindas especialmente do Chile, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Mato Grosso.

Além das apresentações, a Mostra trará com EXCLUSIVIDADE para os educadores, oficinas teatrais de Bonecos de Cabaça, Dedoche e Teatro de Sombras, que acontecerão no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

Para assistir qualquer espetáculo basta levar 1 BRINQUEDO novo ou usado em bom estado, que será doado para instituições filantrópicas.

É claro que nada disso seria possível sem o patrocínio do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura de Mato Grosso, Secretaria de Cultura de Cuiabá, Agrobaggio e Plaenge. 

A MITI 2014 espera você de BRAÇOS ABERTOS e CORAÇÃO PULSANTE, para encher a nossa existência de ALEGRIA e ARTE.

Viva as nossas Crianças!
 


--------------------------------------------------------------------------------------
MITI 2011

É hora de brincar!


Convidamos você a participar conosco desse maravilhoso projeto que em 2011 completa cinco anos de muita magia e diversão.

Conquistamos a confiança da Universidade Federal de Mato Grosso para realizar os espetáculos, as oficinas, os shows musicais, a mostra de vídeos e a miti ambiental. Uma parceria inédita através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) para promover as ações da Miti com os estudantes através da extensão universitária e a vivência acadêmica, além de integrar os estudantes da UFMT com a sociedade.

São nove dias de ESPETÁCULOS vindos diretamente da Colômbia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Mato Grosso.

Além dos espetáculos e shows, teremos oficinas infantis de montagem de brinquedos como CATAVENTO,
BANDALHÃO, FANTOCHE E PARAQUEDAS.

O CINE MITI vem com várias novidades!

Outra grande ação é a oficina BRINCANDO DE PLANTAR que faz parte do projeto MITI AMBIENTAL onde as crianças são incentivadas a plantar e personalizar o seu vasinho.

O ESPAÇO MITI na UFMT esta de braços abertos esperando por você!



Saiba mais sobre a MITI:


A Mostra é direcionada ao público infantil e infanto-juvenil, mas indiretamente estende-se a toda a família. A MITI parte da premissa básica de que é na infância o momento mais propício para se estimular o aprendizado e o desenvolvimento de qualquer habilidade. E, no caso de atividades artísticas tais como: o teatro, a literatura, o fazer com as mãos, a linguagem audiovisual e a música fazem com que a criança conviva intensamente com a arte nos primeiros anos, o que pode ter um significado ainda mais marcante para a sua vida. Além disso, a Mostra também tem como preocupação a capacitação de profissionais para o fazer artístico direcionado para o público infantil e infanto-juvenil, contemplando atividades que trabalhem com a formação por meio de seminário e oficinas, proporcionando aprendizado e acesso a informação e conhecimento acerca dessa temática.

A MITI realiza os seguintes programas:

  • SITI – Seminário Internacional de Teatro Infantil conta com a parceria dos profissionais das Artes Cênicas da América do Sul. 

  • MOSTRA DE ESPETÁCULOS – Trata-se de apresentações teatrais de grupos do Brasil e de outros países da América do Sul, aberta ao público em geral; 

  • OFICINAS – As oficinas serão direcionadas não apenas para o entretenimento, possibilitando futuramente a geração de emprego e renda a esses aprendizes. Outro ponto importante é a qualificação dos artistas e educadores que trabalham com a linguagem infantil, onde as oficinas técnicas serão ministradas por profissionais renomados; 

  • MOSTRA DE VÍDEOS – Estimular a criança a assistir vídeos com a temática infantil como forma de entretenimento, divulgando o que há de melhor nas produções de vídeos para criança. 

  • SHOW MUSICAL INFANTIL – A música não tem fronteiras e nem idade, por isso teremos um show musical gratuito de primeira linha visando atingir toda a família. 

  • LANÇAMENTO DE LIVROS – Em parceria com editoras de Cuiabá pretendemos difundir os livros com a temática infantil. Entrega de livros, Tardes de autógrafos, bate-papo com os autores, contação de histórias são algumas das ferramentas que utilizaremos para que todas as crianças participantes tenham acesso à leitura.